Sociologia


COLÉGIO ESTADUAL MACEDO SOARES – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO









PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE SOCIOLOGIA

PROFESSOR MARCIO GONÇALVES









CAMPO LARGO – PR
2011
1º ANO

1º TRIMESTRE

1 CONTEÚDOS

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA E TEORIAS SOCIOLÓGICAS

- O Surgimento da Sociologia: senso comum, ideologia, alienação, manipulação e autonomia de reflexão;
- Texto: Por que estudar Sociologia?
- A “Gênesis Sociológica”: Idade Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

2 JUSTIFICATIVA

Para iniciar os estudos da ciência social – Sociologia é imprescindível trabalhar conceitos basilares como elementos constitutivos na compreensão da engrenagem social, sem os quais seria impossível sondar e compreender o seu funcionamento. Não é sabida por parte dos alunos do Ensino Médio a importância dessa disciplina e sua especificidade, o que no início pode causar repulsa e desinteresse. Ao trabalhar o porquê estudar sociologia, lançar-se-á uma reflexão auxiliando os discentes na tomada de posição frente à realidade, bem como mergulhar nesse estudo para uma aguçada visão da realidade. Permeando os quatro períodos históricos será construído um panorama e será permitido situar-se de modo coerente à especificidade da disciplina e posicioná-la como ferramenta científica para as explicações das mudanças e construções das relações sociais.

3 METODOLOGIA

            Aula expositiva dialogada, desenvolvendo, a partir de palavras-chave, no quadro-negro, conceitos, retomando-os e reformulando-os, relacionando teoria à prática, com olhar interdisciplinar.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.

5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Descreva o conceito de senso comum, ideologia, alienação, manipulação e autonomia de reflexão e discuta sua aplicação na análise social;
- Reconheça a importância da Sociologia para o conhecimento acerca da vida em sociedade e o funcionamento da engrenagem social;
- Examine a trajetória da preocupação com a vida em sociedade nos vários períodos históricos.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

Montagem de cartazes dos principais autores e suas teorias e apresentação para o grande grupo, fixando assim as informações mais pertinentes. Entrega de trabalho escrito, sendo eles resumo e resenha.




2º TRIMESTRE

1 CONTEÚDOS

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA E TEORIAS SOCIOLÓGICAS

- August Comte;
- Émile Durkheim;
- Max Weber;
- Karl Marx.

2 JUSTIFICATIVA

O estudo dos clássicos da Sociologia forma a base para a compreensão da física social, depois denominada Sociologia, em qual contexto ela surge, as mudanças sociais, econômicas, políticas, bem como os movimentos intelectuais, fruto do Iluminismo. A Europa do séc. XVIII e XIX lança fundamentos perenes em todas as áreas do conhecimento, sendo um palco fértil de investigação, fundando três diferentes linhas teóricas clássicas no século XX, destacando-se de Antonio Gramsci, Pierre Bourdieu e Florestan Fernandes. É impossível compreender a Sociologia sem passar pelos seus fundadores.

3 METODOLOGIA

            Apresentação das teorias e seus fundadores através de aula expositiva dialogada, apontando os principais conceitos em forma de palavras-chave no quadro-negro, bem como em cartazes, confeccionados pelos próprios alunos e pelo professor. Recortes de principais cenas como meio de ilustrar o assunto explorado de forma contundente.




4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.

5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Apresente as primeiras teorias sociológicas e seus respectivos representantes;
- Discuta a socialização como um processo de inserção, de construção, de transmissão de valores, das normas e regra capazes de desenvolver a vida em sociedade;
- Conheça e internalize as expectativas de comportamento, estabelecendo valores, regras e normas.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

Trabalhar com vídeos dos quatro fundadores da sociologia. Entrega de um vídeo elaborado pelo aluno no power point do conteúdo trabalhado.




1 CONTEÚDOS

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA E TEORIAS SOCIOLÓGICAS

- A Produção Sociológica Brasileira: A Sociologia no Brasil;
- Fases da sua Implantação: Fase “A”, “B” e “C” conforme Otávio Ianni.

2 JUSTIFICATIVA

A compreensão da influência de Karl Marx na formação da Sociologia no Brasil é o ponto de partida, apesar de não ser restrito a isso. Euclides da Cunha inaugura o primeiro período, seguido de Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior, e por fim Florestan Fernandes entende que “existir” socialmente é compartilhar condições e situações, voltando-se para uma consciência social de classe dos trabalhadores; aponta a necessidade de uma escola que priorize a marginalidade, emancipação coletiva, onde a escola tem papel fundamental.

3 METODOLOGIA

            Elaboração de um fichamento dos autores mais importantes (no Brasil) pelos alunos – resumo, a partir de exposição dialogada e leitura do Livro Didático Público e textos complementares (resenhas) com o auxílio do professor. O mesmo será fixado num local de destaque, onde todos tenham acesso para visualização e fixação das informações mais importantes sobre a temática.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.




5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Compreenda a formação da sociedade brasileira enquanto relações causais que se desdobram em processos e estruturas que engendram a especificidade social;
- Discuta as obras e autores desse período, bem como as suas ações e relações interdependentes e influenciadoras reciprocamente, configurando a persistência e transformação da realidade social.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

            A turma confeccionará em pequenas tiras de papel questões sobre o conteúdo trabalhado e depositará numa caixa de sapato para a realização da dinâmica avaliativa.
Dinâmica: a turma fará um círculo; na medida em que a caixa de sapato com as questões vai passando de mão em mão, ao som de uma música, no momento em que o professor parar a música, quem estiver em posse da caixa tira uma questão e apresenta suas idéias a respeito do assunto; caso o aluno não saiba, escolhe um colega para apresentar suas considerações.




3º TRIMESTRE

1 CONTEÚDOS

INSTITUIÇÕES SOCIAIS

- A Instituição Escolar;
- A Instituição Familiar;
- A Instituição Religiosa.

2 JUSTIFICATIVA

As instituições sociais constroem e desconstroem a sociedade; estudá-las sociologicamente significa recuperar sua importância histórica nos vários momentos e grupos humanos, desneutralizando suas ações e criticando seus aspectos aparentemente estáticos e imutáveis. Também se faz necessário entender sua dinâmica, seja conservadoras ou revolucionárias, contribuindo para que o aluno mude suas atitudes enquanto co-participante das decisões no grupo onde vive, para que tenha um pensamento analítico, filtrada de visões preconceituosas e deterministas.

3 METODOLOGIA

            No estudo da Instituição Escolar serão resgatadas as origens históricas das teorias ou olhares construídos sobre a mesma, distintos modelos presentes em sociedades diversas, analisando a importância e o papel da escola e de seus autores – professores, alunos, funcionários e gestão nas sociedades atuais. Para o estudo da Instituição Familiar fará uso da leitura e discussão de textos ligados à antropologia, exibição de filmes que provoquem a reflexão e remetam o aluno a situações próximas ou distantes de sua realidade. Propõe-se para o estudo da Instituição Religiosa a pesquisa das origens e pensamento religioso, das diferentes práticas religiosas e reflexão sobre idéias preconcebidas e sectarismos.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.

5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Pense, reveja e reflita sobre os modelos familiares existentes na sociedade contemporânea;
- Entenda a função da escola e sua organização em vários períodos históricos e algumas leis norteadoras da educação na atualidade;
- Respeite o fenômeno religioso como inerente ao ser humano, bem como construindo uma consciência holística e emancipatória.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

            Será apresentado um mini-projeto nas Normas da ABNT, sua estrutura de montagem, onde os alunos escolherão uma instituição social e farão a pesquisa pertinente, conforme a orientação do professor.




2º ANO

1º TRIMESTRE

1 CONTEÚDO ESTRUTURANTE

CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL

- Diversidade Cultural Brasileira:
  * Herança social e legado cultural;
  * Conceito de cultura;
  * Etnia e raça;
  * Etnicidade;
  * Preamentos e mudança cultural (e os negros?).

2 JUSTIFICATIVA

Através dos pressupostos da antropologia e da história, poder-se-á aprofundar o conceito de cultura e o seu desenvolvimento no final do século XIX enquanto ciência, apesar dos referenciais serem gerados desde a antiguidade clássica. Os choques de civilizações – Europa, América e África demonstram ideologias que apontaram superioridade de uma em detrimento às demais. Isso causou um questionamento, sendo alvo das ciências humanas. Ao definir cultura, possibilita investigar com mais propriedade e desvela-se o seu real significado (vários e distintos grupos), contextualizando e construindo historicamente.

3 METODOLOGIA

Utilização de recortes de filmografia e, posteriormente, trabalhando com resenhas e elaboração de conceitos. Após a elaboração dos conceitos chaves, discutem-se, problematizando e apontando suas relevâncias no espaço escolar, na sociedade local (município), estadual, nacional e mundial.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.

5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Investigue os múltiplos grupos sociais (contra-cultura) existentes na sociedade – Tribos Urbanas;
- Respeite as diferenças – a igualdade na multiplicidade;
- Problematize o conceito de cultura e suas derivações;
- Perceba que não existem culturas superiores ou inferiores, melhores ou piores, mas apenas culturas distintas e formas de apropriação cultural diferenciada.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

Com o auxílio do professor, o aluno montará um vídeo sobre as Tribos Urbanas, conforme sorteio realizado em sala de aula e sua respectiva apresentação para o grande grupo.



2º TRIMESTRE

1 CONTEÚDO ESTRUTURANTE

CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL

- Cultura: criação ou apropriação?
  * Cultura popular e cultura erudita;
  * Contracultura ou anticultura;
  * Música, novelas e o cinema;
  * Multiculturalismo.

2 JUSTIFICATIVA

Com o trabalho realizado, poder-se-á investigar a multiplicidade de culturas (etnias, herança social, raças) existentes no Brasil e no próprio município de residência, resgatando valores locais. Também se faz importante, a partir da realidade litorânea, observar a incorporação de grupos que vêm de fora e as modificações na integração dessa sociedade. Analisar a partir da mídia e seus apelos audiovisuais o domínio cultural de algumas sociedades em relação às outras e de que forma isso se torna natural, corriqueiro, tão facilmente absorvido, mais econômico que cultural.

3 METODOLOGIA

Utilização de recortes de filmografia e, posteriormente, trabalhando com sínteses e elaboração de conceitos em sala de aula e fora da mesma, com o auxílio do professor. Também serão usados questionários para levantamento de dados e sua análise e reflexão em sala, demonstrando seus resultados em forma de gráficos.




4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.

5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Problematize o conceito de cultura e suas derivações levando o educando a perceber que não existem culturas superiores ou inferiores, melhores ou piores, mas apenas culturas distintas e formas de apropriação cultural diferenciada;
- Faça a distinção conceitos de cultura erudita e cultura popular;
- Discuta o conceito de Indústria Cultural e Cultura de Massa.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

Apresentação em power point do conteúdo trabalhado no período e elaboração de paper.






3º TRIMESTRE

1 CONTEÚDO ESTRUTURANTE

TRABALHO, PRODUÇÃO E CLASSES SOCIAIS
- O Processo de Trabalho e a Desigualdade Social;
  * Karl Marx: o homem e suas relações com outros seres;
  * Resgate histórico da igualdade entre os membros do mesmo grupo;
  * Sociedade desigual: século III antes da era cristã;
  * Globalização (organização do trabalho);
  * Os movimentos anti-globalização.

2 JUSTIFICATIVA

A ação do homem no espaço onde vive e suas modificações têm forte influência da técnica que ele elabora, produzindo para si mesmo riquezas e, ao mesmo tempo, reproduzindo a própria vida. O trabalho é uma atividade social, uma relação social, exigindo cooperação, confronto e concorrência. O modelo capitalista impõe um ritmo próprio que coloca o homem num estágio de submissão e/ou detentor dos meios de produção (Karl Marx), numa luta contínua de classes. As novas tecnologias desenham um novo cenário, alterando a vida dos trabalhadores do campo e atendendo às demandas industriais. Através desse estudo é possível construir um “mapa social” demonstrando uma análise de classes e suas estruturas e mecanismos de dominação e exploração, a mais-valia e a função do Estado frente às outras classes e agrupamentos (diferentes setores da burguesia ou os movimentos sociais com suas reivindicações).

3 METODOLOGIA

Após abordagem expositiva/dialogada do conteúdo, os alunos montarão um mapa histórico do trabalho desde seus primórdios, suas relevâncias e descobertas tecnológicas como necessidade natural do homem frente à natureza. Elaboração de textos dissertativos (resenhas) e redação de textos sínteses de filmes e artigos selecionados de sites, bem como do Livro Didático Público. O aluno fará uma pesquisa minuciosa das principais mudanças tecnológicas no âmbito do trabalho e como isso delineia uma sociedade com tantas desigualdades e impunidades.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.

5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Conceitue trabalho e contextualize-o nas diferentes sociedades de classes;
- Analise as distinções do conceito de trabalho nas teorias clássicas sociológicas;
- Problematize as tendências contemporâneas do trabalho e sua modelagem do homem máquina, homem descartável na linha de produção.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

Elaboração de uma dissertação contendo 20 linhas, abordando o assunto estudado, tema a critério do aluno.

1 CONTEÚDO ESTRUTURANTE

DIREITOS E DEVERES

- O que é cidadania?
- Constituição Federal;
- Estatuto da Criança e Adolescente;
- Estatuto do Idoso;
- Lei Maria da Penha;
- Código de Direito do Consumidor.

2 JUSTIFICATIVA

            Todas as ações humanas têm as suas conseqüências. A sociedade é organizada politicamente, o que se pode entender baseada em leis e códigos que amparam os direitos e deveres dos cidadãos, buscando uma igualdade de todos perante a mesma (pelos menos no papel). Com isso, torna-se imprescindível que o educando conheça em linhas gerais ou tenha interesse em conhecê-las, para que as suas ações sejam pensadas e refletidas.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A turma será dividida em grupos, onde será realizado um sorteio dos temas acima relacionados e, posteriormente, estudo das temáticas referentes aos conteúdos elucidados e abordagem/exposição será realizada através de seminários.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.



5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Pesquise algumas leis que ampara o cidadão;
- Analise a aplicação da lei e suas conseqüências;
- Compreenda as motivações pelas quais as leis foram elaboradas;
- Reflita sobre o seu papel enquanto cidadão no cumprimento às leis existentes.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

Apresentação de encenações (como preferir) em grupos, deixando para os demais uma folha-resumo do assunto exposto.

3º ANO

1º TRIMESTRE

1 CONTEÚDO ESTRUTURANTE

IDEOLOGIA

- A Ideologia e a Dominação Capitalista;
- A Ideologia e a Normatização do Cotidiano;
- O Processo de Internalização e a Condição Humana;
- A Dominação Ideológica e o Interesse do Indivíduo.

2 JUSTIFICATIVA

O homem parece agir como num sistema de rede empresarial, onde todos os dados são lançados e tudo passa a funcionar, como se nada fosse alterar a ordem e a rotina, pensado e programado com antecedência. Cai num “mesmismo”, um robô que se torna escravo do relógio, das tarefas diárias, dos mesmos locais, mesmas pessoas, como se nada, absolutamente nada fosse diferente de um dia para outro. A ideologia e suas ferramentas de manutenção de uma sociedade passiva e cômoda podem ser estudadas, lançando um olhar mais apurado e retirando dela percepções que possa acordar do sono da ignorância e colocar o homem numa posição de sentinela, de combate, de compreensão e mudança de atitude frente às mesmas.

3 METODOLOGIA

Aula expositiva dialogada, pinçando idéias principais, construindo coletivamente novos conceitos através de textos, cartazes, montagem de fichas esquemáticas, pesquisa bibliográfica sobre a temática, aprofundando o assunto com os recursos multimeios. Poderá utilizar revistas, jornais, histórias em quadrinhos, desenhos, filmes para selecionar recortes e comparar/aprofundar com o assunto estudado.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.





5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Pesquise o conceito de ideologia;
- Demonstre a intenção da ideologia e suas interfaces;
- Discuta com os colegas a partir dos textos estudados e refletidos a ideologia e seus princípios psicológicos;
- Construa um quadro social a partir do estudo da temática.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

Exposição de sínteses pelo professor e produção textual (paródia, charge ou sugestão dada pelos educandos).

2º TRIMESTRE

1 CONTEÚDO ESTRUTURANTE

PODER e POLÍTICA

- Formação do Estado Moderno;
  * Maquiavel;
  * Hobbes;
  * Locke;
  * Rousseau;
  * Revolução de 1789.

2 JUSTIFICATIVA

A compreensão do papel da política na sociedade moderna, bem como seus autores é primordial para uma visão macro da realidade da esfera pública. Não é possível se posicionar sobre essa temática sem sequer fazer esse caminho. Uma apresentação panorâmica de pensadores e suas teorias ajudarão a construir uma idéia mais sólida e consistente da ação e sua real necessidade, fugindo dos preconceitos e apontamentos insignificantes que a diminuem e reforça o interesse de pequenos grupos para que não se discuta tal temática e não haja participação, o que reforça os interesses de pequenos grupos que se mantêm no poder.

3 METODOLOGIA

Apresentação oral dos autores e suas teorias, utilizando o quadro-negro para fixar conceitos principais e destacar palavras-chaves em cartazes. Após as apresentações, os alunos discutirão tais idéias, polemizando-as e engrossando o assunto para pesquisas e elaboração de trabalhos que posteriormente serão apresentados para o grande grupo. No final do bimestre, será possível comparar as idéias que existiam antes da reflexão e após o estudo ocorrido no período, destacando a sua importância.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.





5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Enumere as várias teorias e suas implicações na compreensão de política;
- Relacione as teorias com as práticas comuns ocorridas na sociedade;
- Debata as teorias políticas e seu real significado;
- Construa conceitos de política;
- Sintetize o conceito de política de seus autores e o veiculado pela mídia.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

            Retomada do conteúdo a partir de perguntas realizadas pelo professor e pelos alunos a outros colegas, forçando uma recapitulação e avaliando a participação/contribuição do mesmo.

1 CONTEÚDO ESTRUTURANTE

POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL

- Lei Orgânica Municipal;
- Poder Executivo Municipal;
- Poder Legislativo Municipal;
- Orçamento Participativo;
- Associações de Moradores;
- Projetos Sociais.

2 JUSTIFICATIVA

A escola não está desvinculada das ações humanas, mas é parte integrante da vida do ser humano na sua plenitude. Portanto, pode permitir uma interação com a organização política da própria sociedade e, ao mesmo tempo, convidar o educando a assumir uma postura de comprometimento com o meio onde vive. Para isso, a pesquisa e compreensão dos mecanismos políticos que movem a engrenagem social são o primeiro passo para uma participação ativa e consciente de cada um para que haja mudanças necessárias alcançando uma política participativa.

3 METODOLOGIA

O professor fará uma explanação sobre os passos para a elaboração de um Projeto nas Normas da ABNT. A turma será dividida em grupos. Cada grupo diagnosticará um problema em seu bairro (saneamento básico, moradia irregular, coleta de lixo, creche, área de lazer, conjunto habitacional, etc.) e desenvolverá o projeto, com auxílio do professor em sala de aula e através de endereço eletrônico. Após a pesquisa de campo realizada, cada equipe apresentará para o grande grupo, utilizando painéis, data-show, slides, filmagens, como for necessário, culminando com a apresentação na Câmara dos Vereadores do município de Campo Largo para apreciação e aprovação.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.





5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Investigar as leis que regem o município;
- Compreender o papel político de cada governante e saber “cobrar”;
- Entender que a mudança social (um pouco que seja) acontece na medida em que há interação e participação de um grupo interessado;
- Perceber que a mudança tem que acontecer primeiramente no nível intelectual: passagem do “analfabeto político” para um cidadão consciente;
- Assumir compromisso com a comunidade onde vive, onde cada um pode fazer a sua parte;
- Acreditar que as suas idéias podem ser utilizadas pelos governantes para que a melhoria seja alcançada;
- Despertar para uma participação mais ativa na vida da comunidade através de Associações de Bairros (Associações de Moradores).

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

            Leitura de textos e resolução de questões dissertativas e objetivas.





3º TRIMESTRE

1 CONTEÚDO ESTRUTURANTE

MOVIMENTOS SOCIAIS

- Movimentos Sociais;
- Movimentos Agrários no Brasil;
- Movimento Estudantil.

2 JUSTIFICATIVA

            Os movimentos sociais formaram-se ao longo da história, com lutas e conquistas. Na atualidade, pouco se aborda ou se sabe a respeito disso entre a juventude como um todo. O resgate histórico dos Movimentos Sociais possibilitará um despertar de ações adormecidas que poderão motivar as novas gerações a tomarem posturas de comprometimento com a causa da vida e a necessidade de reivindicar mudanças de acordo com a necessidade de cada grupo social.

3 METODOLOGIA

Construção de um quadro histórico, elencando datas e personagens relevantes. A pesquisa dos Movimentos Sociais (Agrários, Estudantil) na atualidade, possibilitará uma releitura dos mesmos, analisando-os e discutindo suas reais intenções e o que está “por trás” de cada um. Também será abordado a Lei Federal 7.389/1985 que ampara o Grêmio Estudantil, investigando se já existe no Colégio ou necessita auxílio para a montagem do mesmo.

4 RECURSOS

Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO

5.1 CRITÉRIOS

- Analise a questão dos direitos e/ou como foram construídos historicamente os direitos sociais e o conceito de cidadania;
- Discuta e analise o papel dos movimentos sociais (rurais e urbanos) na atualidade, bem como suas transformações internas e conseqüentes avanços.

5.2 INSTRUMENTOS

- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

5.3 RECUPERAÇÃO

            Elaboração de um vídeo sobre um movimento social, sendo a escolha a critério dos alunos.

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOTTOMORE, Tom; OUTHWAIRE, William. “Dicionário do Pensamento Social do Século XX”. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

COSTA, Cristina. “Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade”. 2ed. São Paulo: Moderna, 1997.

FORARCCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. “Sociologia e Sociedade – Leituras de Introdução à Sociologia”. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

GIDDENS, Anthony. 4ed. “Sociologia”. Porto Alegre: Artmed, 2005.

JUNIOR, Aquiles Archêro. “Lições de Sociologia”. 9ed. São Paulo: Edições e Publicações Brasil Editora S/A, 1945.

LORENSETTI, Everaldo; PICANÇO, Katya Cristina de Lima; IWAYA, Marilda et al. “Sociologia – Ensino Médio”; Livro Didático Público – Secretaria de Estado da Educação. Curitiba: SEED-PR, 2006.

OLIVEIRA, Pérsio Santos. “Introdução à Sociologia”. São Paulo: Ática, 2002.

SEED. Filosofia Ensino Médio. 2ed. Vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006.

TORRE, Maria Benedita Lima Della. “O Homem e a Sociedade – Uma Introdução à Sociologia”. 12ed. São Paulo: Editora Nacional, 1984.

WARRINGTON, Marnie Hughes. “50 Grandes Pensadores da História”. São Paulo: Contexto, 2005.