COLÉGIO ESTADUAL MACEDO SOARES – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE FILOSOFIA
PROFESSOR MARCIO GONÇALVES
CAMPO LARGO – PR
2011
1º ANO
1º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
MITO E FILOSOFIA
- O nascimento da Filosofia;
- O contexto histórico do surgimento da Filosofia;
- O que é Filosofia?
- Definição e importância do mito na sociedade grega;
- Relação Mito e Filosofia;
- Atualidade do mito;
- O que é Filosofia?
- A passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico;
- Mito e razão filosófica;
- Mito hoje;
- Os três tipos de conhecimentos: senso comum, filosófico e científico;
- A Filosofia como exercício da ironia.
2 JUSTIFICATIVA
O despertar da compreensão da filosofia far-se-á pela pesquisa da origem do pensamento sistemático, elaborado pelos gregos, encontrando sentido para a aquisição do conhecimento a partir de Sócrates e sua teoria pedagógica. Também a contribuição dos pensadores da filosofia pagã até o Período Moderno dará condições de tecer um fio condutor, investigando e compreendendo a repercussão dessas teorias e estendendo a visão de mundo.
O pensar do senso comum colabora para a manutenção da sociedade submissa ao poder econômico, institucional e de grupos que se perpetuam. Ao analisar a construção do mito hoje e suas variantes, poder-se-á lançar um novo olhar que possibilitará um exercício de “libertação” dessas amarras fictícias, porém, reais e concretas que influenciam e determinam as relações sociais. Navegar sobre os tipos de conhecimentos permite ao educando um aquecimento para a prática de um ser autônomo, tão desejado na pedagogia democrática. O método socrático é, antes de qualquer coisa, um meio para a aquisição do conhecimento, já que Sócrates é o precursor da pedagogia e desbravador das falsas certezas de detenção da sabedoria comum ao período em que vivia e aos dias de hoje.
3 METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada, apresentando os principais conceitos e teorias, abrindo para discussões e apontamentos. Após essas intervenções, poder-se-á elaborar novos conceitos através de textos dissertativos. A utilização do quadro-negro para elucidar esquemas e palavras-chaves faz-se um bom recurso; comentários sobre notícias de jornais escritos e televisivos; pesquisas filosóficas; elaborar opinião sobre um filme assistido; compreensão de texto; debates sobre as teorias de filósofos antigos, medievais, modernos e contemporâneos; leitura de revistas filosóficas.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Participe dos debates promovidos;
- Aponte o conceito de filosofia;
- Demonstre o cenário histórico do surgimento da filosofia e suas variantes;
- Argumente a gênese da Filosofia no cenário sócio-político do período antigo;
- Faça a distinção dos tipos de conhecimentos e sua aplicação na sociedade;
- Contraste o método socrático e sua importância na aquisição do conhecimento;
- Valorize o método como caminho para a aquisição do conhecimento.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
Será desenvolvida uma “tempestade de idéias”, recapitulando os pontos principais do conteúdo trabalhado no período e a participação/intervenção de cada aluno será observado e avaliado a contento.
2º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
TEORIA DO CONHECIMENTO
- O que é conhecimento?
- Como se dá conhecimento? Relação sujeito X objeto;
- As Fontes do conhecimento;
- O problema do conhecimento para os gregos;
- A origem da palavra Filosofia: Pitágoras.
2 OBJETIVO/JUSTIFICATIVA
A humanidade sempre buscou o conhecimento, desde os seus primórdios, para a manutenção da raça humana. A inexistência do conhecimento da ordem das coisas/realidade circundante coloca o homem numa condição de risco e passivo às intempéries, o que o destruiria parcial e completamente. O domínio do conhecimento sempre foi o alvo de todas as civilizações, mas, sobretudo, a forma como foi encarada pelos gregos é peculiar. A Filosofia coloca um divisor de águas nessa questão, não esgotando a temática (o que seria ingênuo), mas lança um olhar inquieto e capaz de impulsionar a busca incessante do saber que alimenta a dúvida e desconstrói saberes enraizados e engessados.
3 METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada, apresentando os principais tipos de conhecimentos, exemplificando-os, relacionando com as tarefas cotidianas e demonstrando que todos são indispensáveis para a compreensão do mundo circundante. Desenvolvimento de trabalhos escritos sobre os temas estudados em sala, pinçando as idéias principais, como forma de recapitular os conteúdos através de sínteses críticas e não meramente resumos.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Estabeleça relação entre sujeito e objeto na aquisição do conhecimento;
- Relacione as fontes de conhecimento com as outras áreas do conhecimento;
- Mensure a importância do conhecimento para os gregos e para os dias de hoje;
- Valorize o conhecimento grego e sua projeção nos dias contemporâneos.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
Será apresentado o conteúdo trabalhado no período, utilizando o power point e, logo em seguida, uma avaliação contendo questões discursivas e objetivas.
3º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
TEORIA DO CONHECIMENTO
- O significado da palavra método;
- Os métodos para alcançar o conhecimento;
- O método cartesiano;
- Racionalismo e Empirismo.
2 JUSTIFICATIVA
A compreensão do processo de aquisição do conhecimento é um passo indispensável para valorá-lo e entender o seu desdobramento no cenário atual. Atualmente, sabe-se que o conhecimento é a senha de acesso para o sucesso profissional e pessoal. Através do estudo dos autores relacionados à temática, poder-se-á compreender esse processo, bem como mergulhar na investigação e pesquisa do problema do conhecimento.
3 METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada, apresentando os principais tipos de conhecimentos, exemplificando-os, relacionando com as tarefas cotidianas e demonstrando que todos são indispensáveis para a compreensão do mundo circundante. Desenvolvimento de trabalhos escritos sobre os temas estudados em sala, pinçando as idéias principais, como forma de recapitular os conteúdos através de sínteses críticas e não meramente resumos.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Compreenda o método como pressuposto para atingir conhecimento;
- Analise o método cartesiano e suas intervenções históricas;
- Sintetize a importância do racionalismo e empirismo na construção de caminhos para o conhecimento da realidade.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
Com a utilização do livro didático, o professor fará alguns apontamentos e os alunos desenvolverão uma avaliação com consulta ao mesmo.
2º ANO
1º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
ÉTICA
- O que é ser feliz?
- A felicidade para os filósofos gregos;
- A polis e a felicidade;
- Como atingir a felicidade?
- Conceito de Ética;
- Distinção de Ética e Moral;
- Ética e violência;
- Valores: afetividade (amor, amizade, paixão);
- A liberdade X determinismo;
- A liberdade em Jean-Paul Sartre.
2 JUSTIFICATIVA
A sociedade contemporânea vive uma acirrada crise de valores, fruto de uma liberdade mal interpretada e distorcida, vivenciada pelas novas gerações, acentuada pelas famílias desestruturadas desde a década de 1970. A busca de sentido à vida e a melhoria no relacionamento consigo mesmo, com o outro, com o mundo físico e com o transcendente é indispensável, pois é condição para a realização pessoal. Os pressupostos filosóficos servem de alicerce na compreensão dessa temática, oferecendo um solo fértil para pensar e repensar as ações no mundo e suas conseqüências na busca da felicidade.
O estudo e compreensão da Ética nas instituições sociais, empresariais e na sociedade como um todo é vigente e apresenta uma necessidade. Os jogos de poderes são estreitados com uma velocidade imperceptível aos olhos “comuns”, o que coloca numa vantagem aqueles que possuem o poder (conhecimento, dinheiro, prestígio social, etc.). O estudo e aprofundamento do conceito de moral e ética possibilitarão fazer essa ponte, abrindo para novas interpretações e concepções no enfrentamento dos problemas atuais, bem como abrindo discussões para encarar o problema e assumi-lo com responsabilidade individual e coletiva, como frutos de escolhas pessoais e suas conseqüências.
3 METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada, com análise de músicas e filmes, elaborando sínteses críticas e expondo para o grande grupo. O grupo poderá ser dividido e elaborado enquête para alguns grupos, interrogando sobre questões acerca da ação humana em torno do bem e do mal e como é encarada as concepções tradicionais com as modernas, confrontando-as e analisando-as.
Leitura de textos do Livro Didático Público e elaboração de um Resumo no caderno (fichamento) com o auxílio do professor. Após o fichamento, os alunos associarão os conceitos estudados às idéias veiculadas pela mídia e àquelas do dia-a-dia dos mesmos, fazendo comparações relevantes em forma de debates e discussões.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Descreva a felicidade no cenário social, bem como suas facetas;
- Compreenda a dimensão da felicidade para os gregos;
- Sintetize a polis e sua função na construção da felicidade;
- Argumente atalhos para a aquisição da felicidade;
- Conceitue ética;
- Faça a distinção entre ética e moral;
- Reconstrua valores afetivos;
- Debata o conceito de liberdade em Sartre.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
Com o auxílio do professor, os alunos escolherão um assunto noticiado pela mídia (jornal, revistas, internet) e fará um estudo de caso, trabalho escrito contendo 25 linhas, utilizando os conceitos abordados pelos autores na temática trabalhada em sala de aula.
2º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
FILOSOFIA POLÍTICA
- Definição e origem da Política;
- O preconceito contra a política e a política de fato;
- A origem da democracia;
- A importância da política.
2 JUSTIFICATIVA
Quando se aborda questões referentes à política é comum verificar uma resistência, principalmente pela ala jovem. O estudo dos conceitos filosóficos da origem da política permitirá abrir um leque de compreensão e, posteriormente, aplicá-los nas ações diárias, sejam na escola, no trabalho ou na sociedade como um todo. Usa-se muito o conceito de democracia, mas pouco se sabe sobre a sua real dimensão. Democracia não significa apenas votar, mas assumir um papel transformador diante da realidade circundante e isso é possível perceber através dessas reflexões e indagações pertinentes ao estudo dessa temática.
3 METODOLOGIA
Elaboração de resumos e resenhas dos autores que compõe a temática, elucidando as suas diferenças e proximidades de pensamento e relacionando-os com a política atual. A partir de conceitos estudados, permitirá um debate, com tempo estipulado, dando destaque para a retórica, tão importante no cenário político.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Defina o conceito de política na esfera grega e sua importância;
- Transcreva a compreensão de política e a política de fato;
- Dramatize as várias compreensões de democracia;
- Conjugue a importância da política no cenário nacional e internacional e suas repercussões no cotidiano.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
Os alunos farão uma entrevista a cinco pessoas de seu bairro, elaborando um questionário que contemple o assunto estudado no período em questão, apresentando ao professor um relatório das respostas dadas utilizando os pressupostos teóricos, confrontando-os.
3º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
FILOSOFIA POLÍTICA
- A democracia na esfera econômica, social, política e jurídica;
- A política em Maquiavel;
- Política e violência;
- Política e cidadania;
- O conceito de socialismo, liberalismo e capitalismo.
2 JUSTIFICATIVA
O conceito de democracia está tão desgastado na sociedade que até parece uma utopia. Gilberto Dimenstein (1992) afirma que existem cidadãos de papel na sociedade brasileira e não cidadãos reais, na prática, na garantia dos direitos mínimos que a própria Constituição garante a todos. Através do estudo da política e suas manifestações é possível investigar o real conceito de democracia e contrastar o real com o ideal. Como afirma Hannah Arendt é impossível pensar numa transformação social sem passar pela política.
3 METODOLOGIA
Elaboração de resumos e resenhas dos autores que compõe a temática, elucidando as suas diferenças e proximidades de pensamento e relacionando-os com a política atual. A partir de conceitos estudados, permitirá um debate, com tempo estipulado, dando destaque para a retórica, tão importante no cenário político.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Aprofunde o conceito de política em Maquiavel;
- Relacione política e violência, política e cidadania;
- Compreenda o conceito de socialismo, liberalismo e capitalismo para a construção do Estado Moderno;
- Precise as várias modalidades de governo e suas especificidades.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
Os alunos farão um texto dissertativo, contendo 20 linhas, com o tema “Por que estudar Filosofia Política?”, utilizando os pressupostos teóricos estudados em sala de aula, podendo também se apropriar de outras fontes de pesquisa.
3º ANO
1º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- O que é ciência?
- Filosofia e ciência;
- Senso comum e ciência;
- O surgimento das ciências e a ciência moderna;
- O mito do cientificismo (COMTE);
- Bioética.
2 JUSTIFICATIVA
A sociedade é dividida por setores que fragmentam e controlam certas áreas do conhecimento, centralizam e submetem as demais ao seu domínio. Durante toda a história é perceptível o domínio do saber como elemento fundamental das ações de controle e coerção dos demais na sociedade, seja pelo conhecimento teológico (ou mitológico), seja pelo renascimento dos ideais gregos (racional) e, posteriormente, o iluminismo que elevou ao grau máximo a razão como antídoto para as mazelas humanas. A compreensão do conceito de ciência, filosofia e senso comum permitirão ao discente identificar suas relações e proximidades e não apenas sua distinção, o que ocasionaria uma falsa idéia de independência, levando ao erro e ilusão, tão comum numa sociedade ideologizante.
As várias modalidades de conhecimentos (senso comum, filosófico e científico) são comumente confundidas e distorcidas na sociedade onde tudo está pronto, acabado, não necessita pensar. Se aceita aquilo que é passado pelos meios de comunicação de massa. A ciência muitas vezes é colocada como uma deusa, que tudo resolve e soluciona. O estudo nesse bimestre permitirá distingui-las e compreendê-las, sabendo que todas se completam e dará condições de entender a ciência contemporânea e seus principais obstáculos. Refletir sobre o real papel da ciência e seus interesses é o foco principal desse módulo, podendo, ao término, pensar: a ciência está a serviço do capital ou de salvar vidas? Eis uma questão intrigante que não cessa de ecoar.
3 METODOLOGIA
Estudo e análise de recortes de filmografia, confecção de resumos e resenhas, apresentação para o grande grupo, contando com as considerações finais do professor. Pesquisa de alguns avanços e descobertas das ciências, bem como a necessidade de uma postura ética como “norteadora” dos interesses que estão por trás das mesmas, abrindo para seminários e debates sobre a temática.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Investigue o conceito de ciência;
- Faça a distinção entre filosofia e ciência, senso comum e ciência;
- Valorize as três formas de conhecimentos para a compreensão da realidade;
- Analise o mito do cientificismo (Comte);
- Pesquise os avanços da bioética e sua importância na atualidade;
- Argumente sobre o papel da bioética no cenário científico e suas repercussões sociais.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
Montagem de um quadro elucidativo dos quatros tipos de conhecimentos e abordagem de um caso relacionado à ética na ciência (aborto, célula tronco, inseminação artificial, etc.).
2º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
ESTÉTICA
- Beleza;
- A beleza na Idade Média;
- A arte renascentista;
- Gosto se discute?
- Gosto: questão cultural e histórica.
2 JUSTIFICATIVA
A mídia tem criado padrões de beleza que muitas vezes carrega e transfere uma carga de exigências que aprisiona o homem em seus moldes e o coloca numa submissão voluntária. O estudo do belo permitirá ao educando colocar em questão essa imposição, desenvolvendo uma análise e crítica da temática, permitindo uma “oxigenação” de concepções, apontando para uma dimensão mais abrangente da temática. Perceber a mídia na construção da beleza e sua função comercial é o passo fundamental para rever até que ponto influencia no comportamento das pessoas, bem como na formação da auto-estima equilibrada, sadia e realizada.
3 METODOLOGIA
Apresentar de forma clara e objetiva em forma de esquemas no quadro-negro ou em data-show os padrões de beleza em cada Período Histórico, destacando os interesses políticos e religiosos envolvidos. Pinçar elementos chaves do texto, confeccionado uma crítica através de dissertações acerca do belo transmitido na mídia hoje e pesquisando as principais doenças acarretadas nas jovens quando se busca um corpo perfeito e apresentando para o grande grupo, com o auxílio do professor.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Entenda a dimensão que acompanha o estudo do belo;
- Pesquise o belo nos períodos antigo, medieval, moderno e contemporâneo;
- Debata acerca do gosto e suas interfaces;
- Conjugue o gosto como elemento cultural e histórico.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
A partir dos pressupostos teóricos estudados nesse período, os alunos escolherão uma revista que veicula informações sobre beleza e saúde e apresentarão uma intervenção crítica, de que modo isso interfere no cotidiano das pessoas e até que ponto é possível se desvincular das mesmas.
3º TRIMESTRE
1 CONTEÚDOS
ESTÉTICA
- O que é arte?
- Arte: uma necessidade ou um fim?
- A arte e suas manifestações;
- A arte no cinema, publicidade e televisão.
2 JUSTIFICATIVA
As manifestações artísticas entendidas como a pintura, escultura, música, teatro, dança, cinema entre outras, expressam uma linguagem própria do espírito humano. Durante a história, nem todas as pessoas na sociedade puderam experimentar e fazer parte dessas criações, dada às condições sociais em que vivem. O que leva uma determinada classe social criar e difundir padrões artísticos e como isso repercute em todas as camadas sociais é imprescindível para a compreensão da mesma. A Filosofia tem o papel de sondar esses elementos ideologizadores, permitindo que as mentes ingênuas perpassem essas interpretações e alcem espaços maiores de atuações e conquistas de resultados mais significativos para uma autonomia real, se é que se possa pensar dessa forma.
3 METODOLOGIA
Apresentar de forma clara e objetiva em forma de esquemas no quadro-negro ou em data-show o conceito de arte e suas manifestações artísticas, bem como o papel da televisão e publicidade. Pinçar elementos chaves do texto, confeccionado uma crítica através de dissertações acerca da arte, cultura de massa e cultura erudita, Indústria Cultural, apresentando para o grande grupo, com o auxílio do professor.
4 RECURSOS
Quadro-Negro, giz, cartazes, televisão, DVD, data-show, caneta (preta ou azul), folha sulfite ou almaço e caderno de anotações do aluno.
5 AVALIAÇÃO
5.1 CRITÉRIOS
- Relacione a arte e suas manifestações com o cotidiano;
- Debata os efeitos do estudo da arte nas suas manifestações (cinema, publicidade e televisão);
- Investigar até que ponto cada classe social tem acesso às manifestações artísticas e culturais.
5.2 INSTRUMENTOS
- Participação oral nas atividades propostas durante as aulas;
- Produção de textos, sendo eles resumos e resenhas críticas;
- Apresentação de trabalhos para o grande grupo;
- Pesquisa e elaboração de trabalho escrito ou digitado;
- Avaliação escrita contendo questões objetivas e dissertativas, nos níveis fácil, intermediário e avançado, conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.
5.3 RECUPERAÇÃO
A partir do conteúdo estudado, os alunos escolherão uma série do Ensino Fundamental e apresentará uma mini aula para a turma, com o auxílio do professor, entregando uma enquete em que serão avaliados pelos mesmos. Essa avaliação será contada para a nota do período.
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 3ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005.
CHAUÍ, Marilena. Filosofia. 1ed. São Paulo: Ática, 2005.
HORN, Geraldo Balduino; FERNANDES, Sandro; BORGES, Anderson de Paula et al. Textos Filosóficos em Discussão. Curitiba: Editora Elenco, 2006.
SEED. Diretrizes Curriculares de Filosofia para a Educação Básica. Curitiba: Editora MEMVAVMEM, 2006.
SEED. Filosofia Ensino Médio. 2ed. Vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006.
VÁSQUEZ, Adolfo S. Convite à Estética. Tradução de Gilson Baptista Soares. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
_________________. Estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
ZINGANO, Marco. Platão e Aristóteles – Os Caminhos do Conhecimento. São Paulo: Odysseus, 2002.
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